Pacote de benefícios: os 10 mais valorizados pelos colaboradores

pacote de benefícios valorizados

Pacote de benefícios: os 10 mais valorizados pelos colaboradores

Já faz um bom tempo que o pacote de benefícios básico, aquele mais popular, escolhido pelo empregador, firmado e exigido pela CLT é um atrativo para bons funcionários. Oferecer vale-refeição e vale-alimentação, junto ao vale-transporte, não é o bastante para reter e atrair novos talentos para a sua empresa.

Além de oportunidades financeiras e de desenvolvimento profissional que exigem um programa de cargos e salários de excelência, oferecer um pacote de benefícios capaz de motivar ainda mais o colaborador é fundamental para o sucesso do negócio.

Questões como produtividade e motivação estão diretamente atreladas às vantagens e diferenciais que o empregador oferece no mercado de trabalho. Quanto mais satisfeitos, seja na vida pessoal, seja na vida profissional, melhores serão os resultados atingidos pelo time.

Mas como elaborar um pacote que agrade em cheio o grupo de atuais ー e futuros ー funcionários? No conteúdo a seguir relacionamos os 10 benefícios mais valorizados pelos colaboradores. Aqueles que são listados como prioridade e fazem os olhos de qualquer profissional brilhar.

Quer saber quais são? Acompanhe conosco e descubra. 

1. Plano de saúde

Com um sistema de saúde pública que não suporta, de forma imediata, a necessidade dos usuários, possuir um plano de saúde garante mais segurança e agilidade aos atendimentos medicinais. Isso vale tanto para os atendimentos eletivos quanto para os de urgência e emergência.

Sabe-se que manter um plano de saúde familiar particular é altamente custoso, a depender do número de vidas. Quando há o benefício por parte da empresa, na maioria dos casos os valores são cobertos integralmente pelo empregador. Quando não, o rateio acaba se tornando bem mais acessível ao trabalhador.

2. Plano odontológico

Assim como o plano de saúde, o plano odontológico é bem visto pelos funcionários. Especialmente se formos considerar a possibilidade de realizar tratamentos mais caros, como implantes e aparelhos ortodônticos.

Apesar de ser um plano com valor mais acessível na modalidade particular, ofertar um bom pacote odontológico aos funcionários resulta em mais qualidade de vida e, consequentemente, satisfação profissional.

3. Bolsas de estudo

Além de incentivar o desenvolvimento pessoal de seus colaboradores, empresas que oferecem pacote de benefícios com bolsas de estudo também investem, diretamente, em seu próprio desenvolvimento.

Profissionais mais capacitados e, principalmente, atualizados nas últimas tendências, tendem a aplicar os novos conhecimentos nos processos do negócio, a fim obter novos resultados a partir de novas perspectivas.

O estímulo ao ensino superior através de bolsas integrais ou parciais, sem sombra de dúvidas, é um dos benefícios que mais geram expectativas ao colaboradores. No entanto, opções que envolvem cursos de especialização, de extensão, idiomas e certificações profissionais também são bem avaliadas.

4. Participação nos lucros – PLR

A Participação nos Lucros, conhecida por PLR, garante aos colaboradores uma porcentagem nos lucros da empresa. O benefício geralmente é pago ao final de cada período anual. No entanto, pode ser ofertado em períodos trimestrais ou semestrais.

Um dos grandes destaques da PLR é a possibilidade de envolver o funcionário de maneira direta nos ganhos da empresa. Afinal, ele está sendo retribuído pelo seu esforço e empenho. 

Como resultado, a empresa estimula seu time não só a manter, mas superar os resultados obtidos.

5. Celulares e outros gadgets

Se a sua equipe depende de gadgets, como smartphones, notebooks e tablets para exercer suas atividades, é interessante oferecer tais soluções enquanto o contrato de trabalho permanecer ativo.

Tendo à disposição equipamentos modernos e que facilitam a conexão e a execução das tarefas, os colaboradores tendem a produzir mais e apresentar resultados ainda mais assertivos.

6. Clube de descontos

Os clubes de desconto são muito apreciados pelos colaboradores, principalmente os que oferecem convênios com academias, farmácias, estacionamentos, restaurantes e escolas de idiomas.

Firmar parceria com grandes redes é um atrativo para o colaborador. No entanto, no caso de empresas de pequeno porte, também vale apostar em convênios junto ao comércio local.

7. Folga no dia do aniversário

Já pensou em oferecer um dia de folga quando o seu colaborador fizer aniversário? O chamado “day off’ de aniversário é um benefício simples, mas que traz grande satisfação ao empregado.

Além de promover um dia inteiro dedicado à família e amigos para que, juntos, possam comemorar a data especial, o benefício proporciona a falta abonada, garantindo o salário completo do funcionário, mesmo com a ausência. 

8. Vale-cultura

Assim como vale-refeição e o vale-alimentação, o vale-cultura é um benefício mensal de R$50,00. Aqui, o valor disponibilizado através de cartões o pode ser utilizado para os momentos de lazer do colaborador.

O valor é cumulativo e não possui prazo de validade. Portanto, no mês em que o benefício não for utilizado, não será perdido.

Sessões de cinema, teatro, shows musicais e locação/assinatura/compra  de jornais, revistas e dvds são alguns dos serviços suportados pelo vale-cultura.

Vale destacar que o benefício é reconhecido pela legislação, através da Lei nº 12.761/2012. Além de promover o acesso a cultura, a implementação do vale-cultura garante incentivos fiscais às empresas.

9. Rotina flexível

Mesmo sendo um modelo já adotado por empresas de médio e grande porte, a rotina flexível tornou-se ainda mais popular após a dissipação da pandemia pela Covid-19. 

Mesmo em um cenário nada planejado, empresas de todo o mundo e segmentos precisaram adequar seus processos ao home office, a fim de seguir com suas atividades e garantir o isolamento social.

A rotina flexível, neste e em outros cenários, permite mais autonomia ao profissional que, mesmo mantendo sua jornada diária, pode personalizá-la de acordos com seus gostos e estilos pessoais.

Mais tempo com a família, alimentação caseira balanceada e fuga dos congestionamentos são algumas das vantagens propostas pelo home office, sendo muito valorizadas por profissionais do mercado atual.

10. Ginástica Laboral

Prover a saúde e a segurança dos colaboradores é uma das premissas da boa relação entre empregado e empregador. 

Além da oferta de plano de saúde estendido aos familiares ー que, como vimos, é um dos principais itens valorizados no pacote de benefícios ー a prática de ginástica laboral no ambiente de trabalho também é valiosa.

A ginástica laboral é realizada antes, durante e depois do expediente. Além de promover o relaxamento e redução do estresse, contribui com a prevenção de doenças e lesões por esforço repetitivo. 

A empresa que deseja obter sucesso na retenção de talentos ー ou se destacar como contratante em processos seletivos ー deve priorizar a construção de um pacote de benefícios atraente e motivador. Afinal, nada mais justo do que valorizar a peça principal da sua engrenagem, não é?

Deixe seu e-mail e receba antes o nosso conteúdo.