Como reduzir custos da minha empresa sem prejudicar seu desempenho?

Como reduzir custos da minha empresa sem prejudicar seu desempenho?

Uma das principais dúvidas de qualquer empresa moderna é como reduzir custos sem prejudicar a performance interna. 

O mercado está competitivo e qualquer economia, por menor que seja, já faz muita diferença para o lucro no final do mês. 

Porém, é natural que haja a preocupação com o desempenho, afinal, cortar gastos demais pode comprometer a qualidade dos produtos ou serviços e a consequência pode ser muito grave.

Sendo assim, se você não quer perder clientes mas precisa melhorar a situação financeira do seu negócio, você deve procurar maneiras inteligentes de reduzir gastos. Por isso, nesse artigo separamos algumas dicas muito úteis que com certeza vão te ajudar nessa tarefa!

Confira!

Importância da redução de custos

A redução de custos fixos é uma tarefa muito importante para o mundo corporativo, pois os gastos de um negócio podem ser impeditivos para o desenvolvimento do mesmo.

Veja bem, uma empresa que vende muito e atende seus clientes além da expectativa pode parecer bem sucedida. Porém, se os seus gastos forem muito próximos dos ganhos, o lucro estará sendo muito baixo no final das contas. Isso sem considerar aqui aquelas que gastam mais do que ganham.

Em outras palavras, a redução de custos é necessária e estratégica, buscando otimizar o lado financeiro ao mesmo tempo que garante a qualidade das operações. Ela te leva a avaliar quais opções você tem à disposição e qual a melhor forma de utilizá-las a seu favor.

Isso tudo exige um planejamento, é claro. É preciso conhecer a empresa muito bem e se atentar a alguns tópicos antes de tomar qualquer decisão.

Por exemplo:

  • Você sabe exatamente quais são os custos da sua empresa?
  • Qual seria o impacto que uma redução de custos?
  • As consequências seriam mais negativas ou positivas?
  • Quais setores serão afetados e como?

Portanto, antes de mais nada, tenha a certeza de que o negócio está preparado para se reestruturar e passar pelas mudanças que uma redução financeira exige. Mais do que qualquer coisa, não faça escolhas baseadas em achismos. Busque por dados, relatórios e insights que comprovem que é a coisa certa a se fazer.

Diferença entre custos e despesas

Custos e despesas podem até parecer a mesma coisa, mas não são.

Quando falamos em despesas, estamos nos referindo ao que é necessário para o funcionamento de uma organização. 

Exemplos de despesas são o salário dos colaboradores, aluguel e os gastos com publicidade e marketing, apenas para citar algumas.

Os custos, por sua vez, estão mais relacionados com os bens finais do negócio. Ou seja, estão ligados à aquisição ou produção de mercadorias. 

A energia elétrica, manutenção de máquinas, matéria-prima e viagens da empresa são, por exemplo, alguns custos que você pode considerar.

Dicas de como reduzir custos da empresa

Agora que você já entende a importância de estar sempre buscando otimizar o setor financeiro, assim como a necessidade do planejamento responsável que esse processo demanda e da diferença entre custo e despesa, vamos às dicas.

Vejamos algumas maneiras inovadoras no contexto moderno de como reduzir custos e que podem ser úteis para você:

Economize energia elétrica

Essa é uma dica básica para quem quer reduzir custos em uma empresa. Sem falar que medidas simples já podem te fazer alcançar esse objetivo.

É claro que você não precisa deixar seus colaboradores no escuro, muito pelo contrário. Um ambiente bem iluminado é essencial para a produtividade e bem-estar de todos na empresa.

Por outro lado, você pode reavaliar o tipo de lâmpadas que você está utilizando. Algumas consomem menos energia e há ainda a opção de sensor de presença, que evita que elas fiquem acesas quando o ambiente não está sendo utilizado.

Outra ideia útil é apostar em janelas bem grandes, que possam manter o local iluminado durante maior parte do expediente, evitando que seja preciso acender as luzes mesmo durante o dia.

Abrace a sustentabilidade

Já imaginou ser sustentável e ainda reduzir custos? Pois é possível! Ao substituir os utensílios descartáveis, como copos por exemplo, você estará fazendo uma economia significativa a longo prazo.

Adote copos de vidro e incentive os colaboradores a levarem suas próprias garrafinhas de água para o trabalho.

Utilize a tecnologia a seu favor

A tecnologia é uma grande aliada de empresas que querem reduzir custos e se tornarem mais produtivas.

Além dos sistemas de gestão, que permitem que o tempo seja aproveitado de uma maneira muito mais assertivas, as ferramentas tecnológicas permitem eliminar diversos custos.

Uma viagem talvez possa ser substituída por uma videoconferência, assim como a impressão e envio de um contrato pode ser adaptada para uma versão online com assinatura digital.

Contrate funcionários através de uma cooperativa

Quem trabalha com gestão de pessoas sabe que os encargos tributários das contratações são bem pesados e muitas vezes comprometem o faturamento do negócio. 

Nos dias atuais, uma forma de fugir legalmente desses tributos é firmando uma parceria com uma cooperativa de trabalho.

Esse sistema, além de ser amparado pela lei, garante ao empregador o acesso a profissionais qualificados para a prestação de serviços, além de ser uma medida que representa uma economia de até 60% dos custos de contratação.

Através da parceria com a Nova Cooperativa, por exemplo, as empresas têm acesso a uma série de benefícios e nosso modelo de gestão é sempre voltado para a segurança de todos. Saiba mais sobre os nossos serviços aqui.

    Deixe seu e-mail e receba antes o nosso conteúdo.