Como oferecer um pacote de benefícios mais atrativo para meus colaboradores?

Como oferecer um pacote de benefícios mais atrativo para meus colaboradores?

Como oferecer um pacote de benefícios mais atrativo para meus colaboradores?

O pacote de benefícios é uma parte importante da estratégia de gestão de pessoas de uma empresa. Quanto mais atrativo ele for, menor a chance de bons profissionais darem a preferência para sua concorrência.

É claro que essa política deve ser tratada com muito cuidado, já que benefícios em excesso ou muito caros podem não ser vantajosos para a parte financeira do negócio.

Por essa razão é importante escolher bem quais serão os benefícios serão oferecidos considerando o melhor para a realidade da sua empresa e seus colaboradores.

Não sabe por onde começar? Pois neste texto você vai conferir algumas dicas de como oferecer um pacote de benefícios realmente, sem comprometer a estratégia financeira do seu negócio. 

Ficou curioso? Então continue lendo!

O que é um pacote de benefícios?

O pacote de benefícios é uma série de vantagens concedida pela empresa ao colaborador, buscando mantê-lo mais motivado e engajado com o trabalho através dessas recompensas.

Com o RH ganhando uma característica cada vez mais estratégica, a valorização dos profissionais de uma empresa se torna um aspecto importante para a atração e retenção de talentos.

Para que o pacote de benefícios realmente tenha o efeito esperado nos profissionais, antes de tudo é necessário que a gestão busque por incentivos realmente condizentes com as necessidades de seus funcionários.

Alguns benefícios, como o vale-transporte e o FTGS, são obrigatórios por lei, e outros já são opcionais, porém mais comuns, como vale-alimentação, plano de saúde e auxílio-creche, por exemplo. Porém as empresas não devem se limitar a eles. 

Muitos gestores já perceberam que inovar o pacote de benefícios pode ser vantajoso para o negócio, apostando em opções como horário de trabalho flexível, bolsas de estudos mais abrangentes e licença adicional, por exemplo.

Importante lembrar que estes benefícios opcionais não podem ser concedidos em dinheiro e o colaborador tem direito a não usufruir deles, se assim considerar melhor.

A verdade é que, quanto mais criativos forem os benefícios, mais atraente será o pacote e a organização certamente ganhará destaque por conta dele.

Quais as vantagens de um pacote de benefícios atrativo?

Como vimos acima, um pacote de benefícios pode manter os profissionais do mercado interessados na sua marca, desejando poder trabalhar no seu negócio.

Porém, este não é a única vantagem que a gestão pode identificar ao oferecer recompensas mais atrativas para seus funcionários.

Vejamos mais algumas delas:

Satisfação dos colaboradores

Profissionais mais satisfeitos tendem a se dedicar mais ao trabalho e isso não é novidade. Certamente ao oferecer um pacote de benefícios que motiva essas pessoas vai refletir nos resultados a longo prazo.

Por exemplo, um benefício de bolsa de estudos. Profissionais comprometidos com suas carreiras sabem da importância de se manter atualizado, aprimorando conhecimentos. Por essa razão, certamente vão se interessar por empresas que incentivam essa visão.

Além disso, é um benefício que pode ter um retorno muito maior para empresa, já que ele pode atuar na formação dos futuros líderes do empreendimento.

Em outras palavras, o pacote de benefícios deve ser visto como um investimento e não apenas mais uma despesa. Daí a importância de ser planejado com cuidado.

Melhoria do ambiente de trabalho

O clima organizacional pode afetar as relações entre as equipes e, por conseguinte, os resultados dos projetos.

Ignorar a qualidade de convivência no ambiente de trabalho pode provocar uma bola de neve de insatisfação, algo que a gestão não deve deixar que aconteça.

Os resultados disso podem ser conflitos entre profissionais, atrasos, absenteísmo e alto índice de turnover.

Ao oferecer um pacote de benefícios adequado para seu capital humano, ele se sentirá mais satisfeito, gerando um clima mais leve e motivado

Esse espírito é essencial para equipes mais colaborativas e abertas ao diálogo e ao constante desenvolvimento.

Mais produtividade

Novamente, o pacote de benefícios é um investimento. Apostando na estratégia correta, é possível obter um retorno notável do esforço por elaborar recompensas mais atrativas.

O fluxo desse processo é simples: colaboradores motivados se dedicam mais e conseguem entregar mais em menos tempo, sem perder a qualidade.

Dicas para um pacote de benefícios mais atrativo

As opções que podem compor um pacote de benefícios são variadas, principalmente na medida em que as propostas mais flexíveis ganham a atenção das empresas.

Assim sendo, fazer escolhas assertivas é essencial para não acabar apostando em uma estratégia que não tenha o efeito necessário para os profissionais da sua empresa.

Confira algumas dicas importantes para não cometer esse erro:

Compare o mercado

Uma primeira dica importante é fazer um benchmarking. Esclarecendo essa proposta, é preciso olhar para a concorrência e ver o que ela está fazendo.

Que tipo de benefícios a empresa ao lado está oferecendo? Que resultados eles estão alcançando?

Essa ação é útil para ter uma inspiração sobre as opções em que se vale a pena apostar, encontrando não só os benefícios que têm boa atratividade, mas também as lacunas que a sua empresa pode preencher, se tornando um diferencial.

Conheça seus colaboradores

Você realmente sabe do que seus profissionais precisam? O que eles buscam em uma empresa? O que poderia ser atrativo para eles?

Busque conhecê-los e peça sua opinião sobre o pacote de benefícios oferecido. Esse feedback vai fornecer insights promissores para a escolhas da gestão.

Preze pela relevância

De nada adianta montar um pacote de benefícios variado se grande parte das concessões ali não são verdadeiramente úteis para quem trabalha na sua empresa.

Ao tentar encher demais a lista, a empresa pode estar jogando dinheiro fora. Desde que as opções sejam realmente relevantes, alguns benefícios já serão suficientes. Foque na qualidade e não na quantidade.

Conte com a ajuda de uma empresa especializada

Ter auxílio de uma empresa voltada para a gestão de RH é uma ótima forma de conhecer melhor as opções de pacote de benefícios e entender quais são as verdadeiras vantagens de cada uma delas.

Afinal, são profissionais que conhecem com profundidade as rotinas e necessidades de departamentos e têm facilidade para enxergar o panorama geral. 

Essas foram nossas dicas de como acertar no pacote de benefícios da sua empresa. Quer ter acesso a um portfólio variado e com preços competitivos, com potencial para alavancar o desempenho de seus colaboradores? Conheça a nossa cooperativa de trabalho!

Deixe seu e-mail e receba antes o nosso conteúdo.