Assessoria Contábil: o que ela pode fazer pela sua empresa?

Assessoria Contábil

Assessoria Contábil: o que ela pode fazer pela sua empresa?

Você sabia que contar com uma assessoria contábil de excelência é um dos grandes triunfos para o crescimento sustentável de qualquer negócio? 

Além da alta carga tributária praticada no Brasil – já batemos o recorde de 35% do PIB em 2019 -, a legislação brasileira demanda conhecimentos técnicos sobre outras questões que impactam diretamente na liquidez da empresa.

Neste cenário, a assessoria contábil auxilia empresários e gestores na tomada de decisão nos âmbitos fiscais, tributários e, sobretudo, legais.

No conteúdo de hoje, você vai compreender e refletir melhor sobre a importância da assessoria contábil no âmbito tributário e operacional. Continue acompanhando e entenda como esta área pode contribuir positivamente com o desenvolvimento saudável da sua empresa. 

Como funciona uma assessoria contábil?

Apesar de termos iniciado o artigo focando na relação entre a assessoria contábil e as questões tributárias, vale destacar que uma assessoria contábil se faz presente em outros tópicos da rotina empresarial. 

Você deve imaginar que o Brasil é um dos países mais burocráticos do mundo – dados divulgados pela Fenacon comprovam isso. E o que está diretamente atrelado a burocracia? Papeladas, documentos e afins.

Para que o planejamento, execução e gestão de todos estes documentos seja a mais transparente e acessível, a assessoria contábil surge como um serviço de grande valor. Inclusive, do ponto de vista de otimização dos processos.

Você sabia que as empresas brasileiras dedicam cerca de 2 mil horas de seu expediente apenas para lidar com aspectos burocráticos? Em países como México e Argentina esse volume de horas é bem menor, sendo 311 horas e 240 horas, respectivamente.

Consegue visualizar como uma boa assessoria contábil pode auxiliar a sua empresa? Dentre os serviços que podem ser prestados neste âmbito, destacam-se:

  • emissão de certidões, como INSS e FGTS;
  • encerramento, fusões, cisões e incorporações de empresas;
  • regularização de sociedades e empresas;
  • departamentos fiscal e de Recursos Humanos;
  • contabilidade de custos.

E as vantagens de contratar uma boa assessoria contábil?

Quando uma empresa possui todos os seus processos contábeis e financeiros sob responsabilidade de profissionais dedicados a este fim, trabalhar no crescimento e desenvolvimento do negócio torna-se uma tarefa mais leve, positiva e, consequentemente, de sucesso.

Veja, a seguir, 5 aspectos positivos das assessorias contábeis, independente da área de atuação. 

1. Definição do regime tributário ideal

São três os regimes tributários praticados no Brasil: Lucro Real, Lucro Presumido e Simples Nacional. Cada um deles possui características específicas e taxas de recolhimento diferenciadas.

Escolher o regime tributário que mais se adequa ao seu negócio permite a redução de custos, por exemplo, através do recebimento de créditos tributários. Um plus na vida financeira da empresa. 

A assessoria contábil é importante não somente para a escolha inicial do regime tributário como, também, para o planejamento de uma possível alteração. Afinal, é possível trocar posteriormente o tipo de regime, considerando o faturamento anual do negócio. 

Tal acompanhamento e análise são feitos pelos profissionais contábeis que já prestam assessoria e conhecem a fundo a realidade da empresa.

2. Regularidade da escrituração fiscal

Mesmo que sua equipe interna seja responsável pela emissão de seus documentos fiscais, é interessante saber que, em muitos casos, a escrituração contábil torna-se obrigatória. E emitir nota fiscal é diferente de efetuar a escrituração contábil.

Entende-se por escrituração contábil a organização de todos os registros de entrada e saída, bem como o envio dessas informações aos órgãos competentes. A propósito, tais movimentações fazem parte do SPED (Sistema Público de Escrituração Digital), em vigor no país desde 2007. 

O SPED é o sistema online responsável pelo recebimento e transmissão de informações relacionadas ao ICMS e IPI. Se você ou sua equipe não dominam o processo, fatalmente pode ocorrer de os dados apresentarem divergências, resultando em multas e outros ônus para a empresa.

Neste cenário, a assessoria contábil é a figura ideal para realização do processo, uma vez que os profissionais contábeis experientes possuem familiaridade com o sistema e suas exigências.

3. Consultoria para aspectos financeiros

Quando uma empresa resolve ampliar suas atividades, por exemplo, é necessário investir. Seja na locação de um novo espaço, contratação de funcionários ou equipamentos. Neste cenário, é preciso conhecer profundamente a situação econômica atual, a fim de realizar as melhores escolhas.

Se a equipe interna não está totalmente envolvida nos números, seja por falta de tempo ou outros motivos, tais decisões podem comprometer a saúde financeira da empresa. Por outro lado, se há a parceria de uma assessoria contábil, que está 100% envolvida nos processos e conhece as fragilidades e fortalezas do negócio, a tomada de decisões torna-se ainda mais assertiva.

A assessoria contábil pode auxiliar o empresário nas definições dos melhores investimentos, contratações e na economia de recursos, dentre outros aspectos financeiros relevantes para o negócio! 

4. Otimização do tempo do empresário e gestor

Independentemente do segmento, a concorrência acirrada requer que as empresas se destaquem no mercado, oferecendo diferenciais que elevem suas vendas. 

Se o proprietário tem que lidar com aspectos burocráticos diariamente, resta menos tempo produtivo para o que mais interessa: traçar estratégias capazes de aumentar a lucratividade.

Em parceria com uma boa assessoria contábil, as demandas contábeis serão direcionadas a equipe em questão, reduzindo as responsabilidades do empresário sobre tais assuntos. Resultado: trabalho otimizado, resultados certeiros e enquadramento correto a legislação tributária.

5. Profissionais com sólida experiência

Ao contratar uma assessoria contábil, a empresa recebe respaldo profissional e experiente. Os profissionais contábeis que vão lhe assessorar já possuem conhecimentos acerca de recolhimento de impostos, emissão e lançamento de notas fiscais, admissão e demissão de funcionários, elaboração de folha de pagamento, dentre outras demandas comuns 

Sendo assim, as chances de arriscar a saúde da empresa com processos inconclusivos são efetivamente menores.

Então, gostou do conteúdo? Saiba que a assessoria contábil é apenas um dos serviços oferecidos pelas cooperativas de trabalho. Para aprofundar seus conhecimentos e tirar outras dúvidas, confira aqui neste artigo as vantagens de contratar colaboradores cooperados para o seu negócio.

Deixe seu e-mail e receba antes o nosso conteúdo.